Comunicação, redes sociais e desafios da interculturalidade na sociedade contemporânea: casos IAC e Adidas

Autores

  • Marcelo da Silva Universidade Metodista de São Paulo Universidade Federal do Maranhão
  • Katarini Giroldo Miguel Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Jéssica de Cássia Rossi Universidade Sagrado Coração. Cursos de Relações Públicas, Jornalismo e Publicidade

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2014.139254

Palavras-chave:

Comunicação. Comunicação organizacional. Interculturalidade. Redes sociais.

Resumo

Este artigo discute as proposições da comunicação intercultural para as organizações contemporâneas, em um contexto de sociedade largamente globalizado, que recombina informação e comunicação nas plataformas digitais, manifestando suas alteridades e diferenças culturais. Analisamos exploratória e descritivamente dois casos que ilustram essas concepções: o de uma funcionária da empresa IAC após emitir comentário racista em rede social e o da Adidas, que teve que retirar produtos de circulação após manifestos e acusações de apelo sexual de consumidores brasileiros.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Marcelo da Silva, Universidade Metodista de São Paulo Universidade Federal do Maranhão
    Doutorando em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (Umesp). Mestre em Comunicação pela Universidade Estadual Paulista (Unesp-Bauru). Graduado em Relações Públicas pela Unesp-Bauru. Professor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).
  • Katarini Giroldo Miguel, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
    Doutora em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (Umesp). Mestre em Comunicação pela Unesp-Bauru, (Umesp). Graduada em Jornalismo pela Universidade do Sagrado Coração (USC), Bauru. Professora adjunta de Jornalismo na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).
  • Jéssica de Cássia Rossi, Universidade Sagrado Coração. Cursos de Relações Públicas, Jornalismo e Publicidade
    Doutoranda em Ciências Sociais na Unesp-Marília. Mestra em Comunicação pela Universidade Estadual Paulista (Unesp-Bauru). Graduada em Relações Públicas pela Unesp-Bauru. Professora dos cursos de Relações Públicas, Jornalismo e Publicidade da Universidade Sagrado Coração (USC), Bauru.

Downloads

Publicado

2014-12-24

Como Citar

SILVA, Marcelo da; MIGUEL, Katarini Giroldo; ROSSI, Jéssica de Cássia. Comunicação, redes sociais e desafios da interculturalidade na sociedade contemporânea: casos IAC e Adidas. Organicom, São Paulo, Brasil, v. 11, n. 21, p. 235–246, 2014. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2014.139254. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139254.. Acesso em: 26 abr. 2024.