Dilemas dos sistemas híbridos de comunicação institucional: análise das tensões e dos conflitos no projeto da Câmara dos Deputados
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2015.139263Palavras-chave:
Comunicação institucional.Comunicação e política. Comunicação pública. Câmara dos deputados. Mídias legislativas.Resumo
Este artigo analisa as tensões típicas de um sistema híbrido de comunicação institucional, a partir de um balanço recentesobre o sistema de comunicação da Câmara dos Deputados. A tendência da comunicação institucional contemporânea é aconstituição de sistemas híbridos e integrados, com equipes de diferentes áreas profissionais, como jornalismo, relaçõespúblicas, publicidade e mídias digitais. Tal sistema favorece o potencial de agregação de talentos e de possibilidades dedivulgação para a sociedade. Por outro lado, também podem surgir tensões e conflitos, em diferentes níveis, principalmenteentre as diversas culturas profissionais envolvidas e entre a esfera da gestão e da execução das atividades. O estudo destacaos conflitos entre as diferentes culturas profissionais, além das dissonâncias entre o projeto institucional e os interessesdos parlamentares e dos partidos políticos. Conclui que a eficácia institucional do projeto depende de um arranjo políticopara atenuar essas tensões e conflitos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A submissão implica a cessão de direitos da primeira publicação à revista Organicom, sem pagamento. Os autores podem estabelecer por separado acordos adicionais para a distribuição não exclusiva de versão da obra publicada na revista (como colocar em um repositório institucional ou publicar um livro), com o devido reconhecimento de sua publicação inicial na revista Organicom.