O pragmatismo das fontes profissionais de informação: perspectiva teórica não-conspirativa da relação entre assessores de imprensa e jornalistas
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2015.139266Palavras-chave:
Assessoria de imprensa. Relações públicas. Jornalismo. Fontes de informação.Resumo
Tendo como base a literatura existente na sociologia do jornalismo, procura-se com este artigo compreender o papel dosassessores de imprensa enquanto peças basilares no processo noticioso e, em particular, tentar perceber até que ponto elespodem guiar e condicionar o trabalho jornalístico. Evitando posições conspirativas e maniqueístas, demonstra-se no textouma tendência pragmática de indução noticiosa praticado por assessores de imprensa, relações-públicas, consultores decomunicação, porta-vozes e outras fontes que trabalham profissionalmente a informação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão implica a cessão de direitos da primeira publicação à revista Organicom, sem pagamento. Os autores podem estabelecer por separado acordos adicionais para a distribuição não exclusiva de versão da obra publicada na revista (como colocar em um repositório institucional ou publicar um livro), com o devido reconhecimento de sua publicação inicial na revista Organicom.