Discursos organizacionais: as relações de consumo no ambiente das redes sociais digitais

Autores

  • Elizabeth Moraes Gonçalves Universidade Metodista de São Paulo
  • Vanda de Souza Machado Universidade Metodista de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2015.139272

Palavras-chave:

Comunicação. Linguagem. Discurso. Consumo. Cocriação. Mídias sociais digitais.

Resumo

As organizações, na contemporaneidade, tendem a buscar novos modos de relacionamentos com seus públicos; o desafioé inseri-los num clima colaborativo, na construção de produtos e na propagação das marcas pelas redes sociais digitais.O texto apresenta elementos teóricos que propiciam uma discussão sobre esse fenômeno das relações de mercado, deconsumo e de linguagem, além de ilustrar a discussão com casos de propaganda participativa. A interação de fato acontecequando, por meio da linguagem, se estabelecem contratos (ainda que informais) de parceria na criação e produção demensagens. Quando inserido na construção de novos produtos ou serviços, o consumidor é levado a engajar-se na propagaçãodo conteúdo pelas mídias sociais.

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Biografia do Autor

Elizabeth Moraes Gonçalves, Universidade Metodista de São Paulo

Doutora em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (Umesp). Mestre em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Graduada em Letras pela Umesp. Desde 1999, docente do programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Umesp.

Vanda de Souza Machado, Universidade Metodista de São Paulo

Mestranda no Programa de pós-graduação em Comunicação Social da Universidade Metodista de São Paulo (Umesp). Graduada em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda pela Universidade Cruzeiro do Sul (Unicsul). Fez extensão universitária em Gerência de Produtos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

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Publicado

2015-06-16