Fãs organizacionais e o discurso mnêmico nas mídias sociais: observações a partir do estudo do Canal Viva

Autores

  • Adriana da Rosa Amaral Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação
  • Augusto Rodrigues Parada Faculdades Integradas de Taquara

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2015.139284

Palavras-chave:

Fãs. Relacionamento. Memória. Fãs organizacionais. Canal Viva.

Resumo

A perspectiva abordada na discussão a seguir parte do pressuposto de existência de um fã organizacional que, em virtude deum comportamento próprio, se estabelece como um público de interesse das organizações. A partir de tal categorização, eusando como foco de estudo o Canal Viva, do Grupo Globo, consegue-se elencar quais seriam os padrões de comportamentodesse novo público e, mais, de que forma as trocas simbólicas se concretizam como fatores de identificação e relacionamentoentre os fãs e as organizações em espaços digitais. Assim, tais panoramas apontam para um olhar sobre possíveis articulaçõescomunicacionais por parte das organizações para a manutenção desse relacionamento.

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Biografia do Autor

Adriana da Rosa Amaral, Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação

Doutora e mestre em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Graduada em Jornalismo pela PUC-RS. Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Coordenadora da Especialização em Cultura Digital e Redes Sociais da Unisinos.

Augusto Rodrigues Parada, Faculdades Integradas de Taquara

Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Mestre em Comunicação Social e graduado em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Docente dos cursos de Publicidade e Propaganda e Relações Públicas das Faculdades Integradas de Taquara (Faccat). Coordenador dos cursos de graduação em Relações Públicas, Publicidade e Propaganda e Design da Faccat. Coordenador da Especialização em Comunicação e Marketing Empresarial da Faccat.

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Publicado

2015-06-16