Estratégias criativo-inovadoras de comunicação institucional de empresas em mídias sociais digitais: casos Itaú, O Boticário e Cacau Show

Autores

  • Felipe Chibás Ortiz Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
  • Melanie Cipolla

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2015.139285

Palavras-chave:

Redes sociais. Inovação. Criatividade. Comunicação integrada. Gestão da comunicação.

Resumo

Este artigo aborda de maneira preliminar as estratégias criativas e inovadoras de comunicação institucional das empresasItaú, O Boticário e Cacau Show, ao analisar a utilização das redes sociais digitais por parte delas. A metodologia empregadafoi o estudo multicaso, com análise qualiquantitativa dos dados. Apresenta-se um sistema de variáveis e indicadores paramensurar e identificar quais são as estratégias de comunicação institucional de caráter criativo e inovador que utilizamalgumas das empresas mais inovadoras do Brasil nas mídias sociais digitais, de acordo com o ranking consultado. Osresultados obtidos apontam que a estratégia de fazer um investimento privilegiado na comunicação institucional, deixandoem segundo plano o da mercadológica, além de ser considerada uma estratégia criativa condizente com o comportamentopadrão do mercado na atualidade, pode vir a oferecer bons dividendos.

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Biografia do Autor

Felipe Chibás Ortiz, Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes

Doutor em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Mestre em Integração Latino-americana pela Universidade de São Paulo (Prolam-USP). Especialista em Marketing Direto pela Universidade Alcalá de Henares, Espanha. Ex-diretor da empresa Perfectu, representante da Global Estrategia, multinacional franco-espanhola de marketing digital e ensino a distância. Professor na ECA-USP.

Melanie Cipolla

Especialista em Gestão Estratégica em Comunicação Organizacional e Relações Públicas pela Escola de Comunicação de Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Especialista em Comunicação Corporativa pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM/SP). Graduada em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda pela Faculdade Cásper Líbero (Facásper).

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Publicado

2015-06-16