Estratégias criativo-inovadoras de comunicação institucional de empresas em mídias sociais digitais: casos Itaú, O Boticário e Cacau Show

Autores

  • Felipe Chibás Ortiz Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
  • Melanie Cipolla

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2015.139285

Palavras-chave:

Redes sociais. Inovação. Criatividade. Comunicação integrada. Gestão da comunicação.

Resumo

Este artigo aborda de maneira preliminar as estratégias criativas e inovadoras de comunicação institucional das empresasItaú, O Boticário e Cacau Show, ao analisar a utilização das redes sociais digitais por parte delas. A metodologia empregadafoi o estudo multicaso, com análise qualiquantitativa dos dados. Apresenta-se um sistema de variáveis e indicadores paramensurar e identificar quais são as estratégias de comunicação institucional de caráter criativo e inovador que utilizamalgumas das empresas mais inovadoras do Brasil nas mídias sociais digitais, de acordo com o ranking consultado. Osresultados obtidos apontam que a estratégia de fazer um investimento privilegiado na comunicação institucional, deixandoem segundo plano o da mercadológica, além de ser considerada uma estratégia criativa condizente com o comportamentopadrão do mercado na atualidade, pode vir a oferecer bons dividendos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Felipe Chibás Ortiz, Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
    Doutor em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Mestre em Integração Latino-americana pela Universidade de São Paulo (Prolam-USP). Especialista em Marketing Direto pela Universidade Alcalá de Henares, Espanha. Ex-diretor da empresa Perfectu, representante da Global Estrategia, multinacional franco-espanhola de marketing digital e ensino a distância. Professor na ECA-USP.
  • Melanie Cipolla
    Especialista em Gestão Estratégica em Comunicação Organizacional e Relações Públicas pela Escola de Comunicação de Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Especialista em Comunicação Corporativa pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM/SP). Graduada em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda pela Faculdade Cásper Líbero (Facásper).

Downloads

Publicado

2015-06-16

Como Citar

Estratégias criativo-inovadoras de comunicação institucional de empresas em mídias sociais digitais: casos Itaú, O Boticário e Cacau Show. Organicom, [S. l.], v. 12, n. 22, p. 272–290, 2015. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2015.139285. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139285.. Acesso em: 28 mar. 2024.