Economia laranja e comunicação: uma nova partilha do valor da informação na era da criatividade

Autores

  • Bárbara Martins Zaganelli Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
  • Marcelo Carlos Gantos Universidade Estadual do Norte Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2015.139297

Palavras-chave:

Comunicação social. Economia criativa. Economia laranja. Conhecimento. Informação.

Resumo

Diante da crise das formas tradicionais de comunicação e o boom das redes sociais e mídias alternativas pautadas pelaconvergência digital, discute o processo de (re)arranjo no cenário da comunicação e os atuais desafios da mídia pensandoem uma nova forma de partilha da informação pelo viés da economia laranja, isto é, pela economia da cultura e criatividade.Espera-se contribuir para a análise do impacto da economia laranja no cenário da comunicação, os avanços e impasses.

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Biografia do Autor

  • Bárbara Martins Zaganelli, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
    Doutoranda em Ciência da Informação no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre em Políticas Sociais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense “Darcy Ribeiro” (Uenf). Especialista em Estudos de Imagem e Mídia pela Universidade Cândido Mendes (Ucam). Bacharel em Comunicação Social – Jornalismo pela Faculdades Integradas Espírito-Santenses (Faesa).
  • Marcelo Carlos Gantos, Universidade Estadual do Norte Fluminense
    Doutor em História Social da América pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Mestre em História Urbana pela UFF. Professor associado do Laboratório de Estudos do Espaço Antropico da Universidade Estadual do Norte Fluminense “Darcy Ribeiro” (UENF). Professor orientador do Programa de Pós-Graduação em Politicas Sociais UENF-CAPES

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Publicado

2015-12-14

Como Citar

ZAGANELLI, Bárbara Martins; GANTOS, Marcelo Carlos. Economia laranja e comunicação: uma nova partilha do valor da informação na era da criatividade. Organicom, São Paulo, Brasil, v. 12, n. 23, p. 88–97, 2015. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2015.139297. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139297.. Acesso em: 26 abr. 2024.