Relações públicas e economia criativa: aproximações entre a atuação profissional e as demandas do mercado cultural

Autores

  • Flavi Ferreira Lisboa Filho Universidade Federal de Santa Maria. Departamento de Ciências da Comunicação
  • Rogério Saldanha Corrêa Universidade Federal de Santa Maria
  • Carine de Almeida Vieira Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2015.139302

Palavras-chave:

Cultura. Economia criativa. Mercado cultural. Estudos culturais. Relações públicas.

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo refletir sobre a economia criativa a partir do mercado da cultura e as oportunidades para orelações-públicas na área cultural. Abordamos conceitos de cultura e sua relação com as áreas sociais, políticas e econômicas, além de problematizar as funções do profissional e as suas possibilidades de trabalho. O protocolo metodológico baseia-se na revisão bibliográfica. Observamos que o profissional que atuar no segmento cultural deve ter um posicionamento empreendedor para lidar com os desafios e as demandas impostas pelas lógicas que regulam o mercado da cultura.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Flavi Ferreira Lisboa Filho, Universidade Federal de Santa Maria. Departamento de Ciências da Comunicação
    Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Mestre em Engenharia da Produção pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Bacharel em Ciências Administrativas e em Comunicação Social – Relações Públicas pela UFSM. Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e do Departamento de Ciências da Comunicação da UFSM
  • Rogério Saldanha Corrêa, Universidade Federal de Santa Maria
    Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Bacharel em Comunicação Social – Relações Públicas pela UFSM.
  • Carine de Almeida Vieira, Universidade Federal de Santa Maria
    Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Economia e Desenvolvimento, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Bacharel em Ciências Econômicas pela UFSM

Downloads

Publicado

2015-12-14

Como Citar

LISBOA FILHO, Flavi Ferreira; CORRÊA, Rogério Saldanha; VIEIRA, Carine de Almeida. Relações públicas e economia criativa: aproximações entre a atuação profissional e as demandas do mercado cultural. Organicom, São Paulo, Brasil, v. 12, n. 23, p. 138–148, 2015. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2015.139302. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139302.. Acesso em: 25 abr. 2024.