Crise ambiental e crise de informação: reflexões sobre a opinião pública no contexto da sustentabilidade

Autores

  • Giovanna Migotto da Fonseca Galleli
  • Milene Rocha Lourenço Leitzke Universidade Norte do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2016.139335

Palavras-chave:

Crise de informação. Crise ambiental. Sustentabilidade. Opinião pública.

Resumo

O objetivo deste ensaio é promover reflexões a respeito do comportamento da opinião pública sobre a crise ambiental, que se encontra no centro do debate sobre a sustentabilidade. Parte-se da premissa de que há uma crise de informação na crise ambiental, desvelando, por um lado, uma visão da sustentabilidade como estratégia de mercado, embasada nos discursos sustentáveis em busca de lucro e ganho de imagem, e, de outro, um clima de desconfiança quanto à real dimensão dos riscos que envolvem a exploração dos recursos naturais. Após revisão de literatura, chega-se ao entendimento de que o contexto da sustentabilidade se encontra permeado de “não-atitudes”, opiniões artificiais, instáveis e vazias de conteúdos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Giovanna Migotto da Fonseca Galleli

Mestre em Gestão de Organizações, pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Especialista em Administração de Marketing e Propaganda pela Uel e em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Graduada em em Relações Públicas pela UEL. Trabalha na Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) como assessora de Comunicação e Imprensa há 16 anos.

Milene Rocha Lourenço Leitzke, Universidade Norte do Paraná

Mestre em Gestão de Organizações, pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Especialista em Assessoria de Comunicação pela Faculdade Pitágoras. Graduada em Relações Públicas pela UEL. Professora na Universidade Norte do Paraná (Unopar) e no Centro Universitário Anhanguera, de Londrina.

Downloads

Publicado

2016-12-03

Como Citar

GALLELI, G. M. da F.; LEITZKE, M. R. L. Crise ambiental e crise de informação: reflexões sobre a opinião pública no contexto da sustentabilidade. Organicom, [S. l.], v. 13, n. 25, p. 15-25, 2016. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2016.139335. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139335. Acesso em: 8 dez. 2023.