Novos meios e novos métodos de pesquisa: desafios, soluções e avanços

Autores

  • Leandro Leonardo Batista Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
  • Clotilde Perez Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2016.139340

Palavras-chave:

Métodos. Pesquisa. Pesquisa de mercado. Digital. Linguagem.

Resumo

O presente artigo oferece reflexão sobre a evolução dos novos meios de comunicação e suas linguagens, prioritariamente na esfera digital, e seus impactos em métodos e técnicas de pesquisa de mercado. Problematiza a questão a partir de dois segmentos fundamentais à investigação: cobertura e respostas, considerando os novos desafios que a vida tecnologizada pelo digital constrói, bem como os avanços e as melhorias no planejamento, na execução e na análise das pesquisas. Ao final, discorre acerca das questões éticas concernentes ao tema e das limitações inerentes à reflexão apresentada.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Leandro Leonardo Batista, Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
    Doutor em Comunicação Social e mestre em Propaganda pela University of North Carolina. Professor da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA USP) na graduação em Publicidade e na Pós-Graduação em Ciências da Comunicação. Tem experiência acadêmica e profissional na área de Comunicação, com ênfase em Relações Públicas e Propaganda. Líder do 4C – Centro de Comunicação e Ciências Cognitivas, da ECA-USP.
  • Clotilde Perez, Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
    Pós-doutora em Comunicação pela Universidad de Murcia, Espanha. Livre-docente em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Doutora em Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Mestre em Administração de Marketing pela PUC-SP. Professora da ECA-USP, na graduação em Publicidade e na Pós-Graduação em Ciências da Comunicação. Professora da PUC-SP.

Downloads

Publicado

2016-12-03

Como Citar

BATISTA, Leandro Leonardo; PEREZ, Clotilde. Novos meios e novos métodos de pesquisa: desafios, soluções e avanços. Organicom, São Paulo, Brasil, v. 13, n. 25, p. 69–78, 2016. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2016.139340. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139340.. Acesso em: 27 abr. 2024.