Instituições e interesse público: os processos de comunicação pública como estratégia instituinte

Autores

  • Fiorenza Zandonade Carnielli Universidade Federal do Rio Grande do Sul Universidade de Caxias do Sul

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2017.139357

Palavras-chave:

Comunicação Pública • Instituição • Normatividade • Facticidade • Estratégia.

Resumo

Este artigo reflete sobre os processos de comunicação pública proporcionados a partir das instituições, apresentando uma proposta de abordagem da comunicação centrada nas perspectivas normativa, fática e estratégica. Para isso articula os conceitos de instituição, interesse público, comunicação pública, comunicação organizacional e estratégia, marcando a comunicação como estratégia instituinte. As três perspectivas mostram-se válidas para olhar para as instituições e perceber como elas articulam questões de interesse público e, portanto, são sujeitos da comunicação pública.

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Biografia do Autor

Fiorenza Zandonade Carnielli, Universidade Federal do Rio Grande do Sul Universidade de Caxias do Sul

Doutoranda e mestre em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Membro do Grupo de Pesquisa em Comunicação Pública e Política (Nucop) da UFRGS. Especialista em Gestão Estratégica da Comunicação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas) e em Marketing, Branding e Comunicação pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) – campus de Frederico Westphalen. Graduada em Jornalismo e Relações Públicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora do curso de Relações Públicas na Universidade de Caxias do Sul (UCS).

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Publicado

2017-09-13