Instituições e interesse público: os processos de comunicação pública como estratégia instituinte

Autores

  • Fiorenza Zandonade Carnielli Universidade Federal do Rio Grande do Sul Universidade de Caxias do Sul

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2017.139357

Palavras-chave:

Comunicação Pública • Instituição • Normatividade • Facticidade • Estratégia.

Resumo

Este artigo reflete sobre os processos de comunicação pública proporcionados a partir das instituições, apresentando uma proposta de abordagem da comunicação centrada nas perspectivas normativa, fática e estratégica. Para isso articula os conceitos de instituição, interesse público, comunicação pública, comunicação organizacional e estratégia, marcando a comunicação como estratégia instituinte. As três perspectivas mostram-se válidas para olhar para as instituições e perceber como elas articulam questões de interesse público e, portanto, são sujeitos da comunicação pública.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Fiorenza Zandonade Carnielli, Universidade Federal do Rio Grande do Sul Universidade de Caxias do Sul
    Doutoranda e mestre em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Membro do Grupo de Pesquisa em Comunicação Pública e Política (Nucop) da UFRGS. Especialista em Gestão Estratégica da Comunicação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas) e em Marketing, Branding e Comunicação pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) – campus de Frederico Westphalen. Graduada em Jornalismo e Relações Públicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora do curso de Relações Públicas na Universidade de Caxias do Sul (UCS).

Downloads

Publicado

2017-09-13

Como Citar

CARNIELLI, Fiorenza Zandonade. Instituições e interesse público: os processos de comunicação pública como estratégia instituinte. Organicom, São Paulo, Brasil, v. 14, n. 26, p. 64–75, 2017. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2017.139357. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139357.. Acesso em: 26 abr. 2024.