Entrelaçando os conceitos de dimensões das organizações de Baldissera e estruturas de participação de Goffman

Autores

  • Dôuglas Aparecido Ferreira Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Ivone de Lourdes Oliveira Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2017.139377

Palavras-chave:

Comunicação no Contexto das Organizações • Estruturas de Participação • Dimensões da Organização.

Resumo

Este artigo é uma tentativa de entrelaçamento entre as dimensões comunicada, comunicante e falada da organização, apresentadas pelo pesquisador Rudimar Baldisssera, e o conceito de estrutura de participação – ouvintes ratificados e nãoratificados – proposto por Erving Goffman. Essa aproximação conceitual entre os dois autores é resultado de uma pesquisa sobre as representações de papéis e as estratégias de interação que marcam um jornal interno.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dôuglas Aparecido Ferreira, Universidade do Estado de Minas Gerais

Mestre em Comunicação Social – Interações Midiáticas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas), com período sanduíche na Ural Federal University (UrFU), de Ecaterimburgo, Rússia. Professor da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Membro do Núcleo de Educação a Distância da Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ). Coordenador da Agência Experimental do Curso de Publicidade e Propaganda da UEMG - Unidade de Divinópolis.

Ivone de Lourdes Oliveira, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Pós-doutora pela Université de Toulouse - Paul Sabatier. Doutora em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Professora adjunta da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas). Graduada em Relações Públicas pela PUC-Minas.

Downloads

Publicado

2017-09-13