A experiência do Laboratório Agência de Comunicação Solidária na formação em relações públicas e comunicação organizacional

Autores

  • Fábia Pereira Lima Universidade Federal de Minas Gerais
  • Rafaela Pereira Lima Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2021.167008

Palavras-chave:

Metodologias de comunicação dialógica , Formação para a cidadania , Pesquisa, ensino e extensão, Public relations, Organizational communication

Resumo

O artigo apresenta a experiência pedagógica do Laboratório Agência de Comunicação Solidária (ACS Lab), conformada como uma atividade de ensino, pesquisa e extensão no âmbito dos cursos da área da Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O ACS Lab é um projeto desenvolvido em parceria com a organização da sociedade civil Associação Imagem Comunitária (AIC), trabalhando com grupos, coletivos, instituições e movimentos voltados à promoção dos direitos humanos e da cidadania. A experiencia do ACS Lab qualifica o projeto pedagógico da UFMG ao promover uma sólida formação cidadã, baseada no princípio da solidariedade e no protagonismo dos estudantes na construção do conhecimento, bem como o acesso dos estudantes a novas perspectivas conceituais e metodológicas em comunicação organizacional. Trata-se de uma experiência transformadora não apenas para os coletivos que se apropriam da comunicação para a defesa de suas causas, como também para os estudantes, que ampliam seu repertório de conhecimentos e métodos, ao mesmo tempo em que vivenciam os impactos sociais de sua prática profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fábia Pereira Lima, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP).
Mestre em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas).
Especialista em Gestão Estratégica de Marketing pela PUC-Minas.
Professora adjunta do Departamento de Comunicação Social do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Diretora do Centro de Comunicação da UFMG.
Presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores de Comunicação Organizacional e Relações Públicas.
Diretora científica adjunta da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) e Coordenadora do Intercom Júnior de Relações Públicas e Comunicação Organizacional.

Rafaela Pereira Lima, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutoranda em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Mestre em Ciências da Informação pela UFMG.
Graduada em Jornalismo pela UFMG.
Sócio-fundadora, diretora e docente da Associação Imagem Comunitária – Agência de Iniciativas Cidadãs.
Integrante do grupo de pesquisa Mobiliza (UFMG).

Referências

FARIA, Andréa Alice da Cunha; FERREIRA NETO, Paulo Sérgio. Ferramentas do diálogo: qualificando o uso das técnicas do DRP: diagnóstico rural participativo. Brasília: MMA; IEB, 2006.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e terra, 1987.

HENRIQUES, Márcio Simeone. Comunicação e estratégias de mobilização social. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

LIMA, Rafaela. TV sala de espera: a construção do diálogo. 1993. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 1993.

PERUZZO, Cicilia M. Krohling. Direito à comunicação comunitária, participação popular e cidadania. Lumina, Juiz de Fora, v. 1, n. 1, p. 1-29, 2007.

SANTOS, Ailton Dias (org.). Metodologias participativas: caminhos para o fortalecimento de espaços públicos. São Paulo: Peirópolis, 2005.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS. Projeto pedagógico do curso de relações públicas da Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte: UFMG, 2015.

Downloads

Publicado

2021-02-10