A experiência do Laboratório Agência de Comunicação Solidária na formação em relações públicas e comunicação organizacional
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2021.167008Palavras-chave:
Metodologias de comunicação dialógica , Formação para a cidadania , Pesquisa, ensino e extensão, Public relations, Organizational communicationResumo
O artigo apresenta a experiência pedagógica do Laboratório Agência de Comunicação Solidária (ACS Lab), conformada como uma atividade de ensino, pesquisa e extensão no âmbito dos cursos da área da Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O ACS Lab é um projeto desenvolvido em parceria com a organização da sociedade civil Associação Imagem Comunitária (AIC), trabalhando com grupos, coletivos, instituições e movimentos voltados à promoção dos direitos humanos e da cidadania. A experiencia do ACS Lab qualifica o projeto pedagógico da UFMG ao promover uma sólida formação cidadã, baseada no princípio da solidariedade e no protagonismo dos estudantes na construção do conhecimento, bem como o acesso dos estudantes a novas perspectivas conceituais e metodológicas em comunicação organizacional. Trata-se de uma experiência transformadora não apenas para os coletivos que se apropriam da comunicação para a defesa de suas causas, como também para os estudantes, que ampliam seu repertório de conhecimentos e métodos, ao mesmo tempo em que vivenciam os impactos sociais de sua prática profissional.
Downloads
Referências
FARIA, Andréa Alice da Cunha; FERREIRA NETO, Paulo Sérgio. Ferramentas do diálogo: qualificando o uso das técnicas do DRP: diagnóstico rural participativo. Brasília: MMA; IEB, 2006.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e terra, 1987.
HENRIQUES, Márcio Simeone. Comunicação e estratégias de mobilização social. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
LIMA, Rafaela. TV sala de espera: a construção do diálogo. 1993. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 1993.
PERUZZO, Cicilia M. Krohling. Direito à comunicação comunitária, participação popular e cidadania. Lumina, Juiz de Fora, v. 1, n. 1, p. 1-29, 2007.
SANTOS, Ailton Dias (org.). Metodologias participativas: caminhos para o fortalecimento de espaços públicos. São Paulo: Peirópolis, 2005.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS. Projeto pedagógico do curso de relações públicas da Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte: UFMG, 2015.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Fábia Pereira Lima, Rafaela Pereira Lima

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A submissão implica a cessão de direitos da primeira publicação à revista Organicom, sem pagamento. Os autores podem estabelecer por separado acordos adicionais para a distribuição não exclusiva de versão da obra publicada na revista (como colocar em um repositório institucional ou publicar um livro), com o devido reconhecimento de sua publicação inicial na revista Organicom.