Transparência como indício de credibilidade em iniciativas de jornalismo independente — o caso Agência Pública

Autores

  • Edgard Patrício Universidade Federal do Ceará
  • Raphaelle Christine Batista de Lima Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2022.188013

Palavras-chave:

Jornalismo independente, Credibilidade, Transparência, Agência pública

Resumo

Confiança é o que sustenta a relação entre uma organização jornalística e sua audiência. A partir do conceito de credibilidade, analisamos como o discurso institucional de “transparência” corrobora com a construção de relações de confiança entre organizações de jornalismo independente e suas audiências. Observamos em textos institucionais da Agência Pública, de 2011 a 2019, distintos marcadores de credibilidade vinculados à transparência, ora específicos das iniciativas independentes, ora próximos das organizações jornalísticas do mainstream.

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Biografia do Autor

  • Edgard Patrício, Universidade Federal do Ceará

    Mestre e doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Professor do curso de Jornalismo e do programa de pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará (UFC). Coordenador do grupo de pesquisa Práxis no Jornalismo (PráxisJor).

  • Raphaelle Christine Batista de Lima, Universidade Federal do Ceará

    Mestre em Comunicação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Coordena a comunicação da Escola Porto Iracema das Artes, vinculada à Secretaria da Cultura do Ceará.

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Publicado

2023-03-15

Como Citar

PATRÍCIO, Edgard; LIMA, Raphaelle Christine Batista de. Transparência como indício de credibilidade em iniciativas de jornalismo independente — o caso Agência Pública. Organicom, São Paulo, Brasil, v. 19, n. 40, p. 267–278, 2023. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2022.188013. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/188013.. Acesso em: 24 abr. 2024.