Traços da cultura nacional e da cultura de inovação: uma análise dos códigos de ética de empresas brasileiras
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2014.139244Palavras-chave:
Cultura nacional. Cultura de inovação. Códigos de ética. Comunicação. Empresas brasileiras.Resumo
O objetivo do artigo é identificar os traços da cultura nacional e da cultura de inovação nos códigos de ética de empresas brasileiras consideradas como as mais inovadoras pelo ranking Forbes 2013. Foi uma pesquisa exploratória a partir de um estudo bibliográfico e de análise documental dos códigos de éticas de três empresas brasileiras. Como comunicadores organizacionais, verificamos que os códigos de ética podem contribuir para a formação da cultura de inovação. Identificamos que as empresas que mais incentivam os aspectos da cultura de inovação são também àquelas com melhor colocação no ranking Forbes. Consideramos que o estudo contribuiu para a sistematização de um quadro comparativo dos traços da cultura nacional e da cultura de inovação estabelecendo categorias que podem ser utilizadas em novas pesquisas e com uma amostra mais representativa do universo de organizações brasileiras.
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