Escala de auto-eficácia para atividades ocupacionais: construção e estudos exploratórios

Autores

  • Maiana Farias Oliveira Nunes Universidade São Francisco
  • Ana Paula Porto Noronha Universidade São Francisco

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0103-863X2008000100011

Palavras-chave:

Avaliação psicológica, Construção do teste, Orientação vocacional

Resumo

Esse estudo visou a construção e validação de uma escala de avaliação da auto-eficácia para atividades ocupacionais e as fontes de auto-eficácia associadas (EAAOc), para uso em Orientação Profissional. O processo de construção foi iniciado pela revisão teórica, tendo passado por testagem piloto, análise de especialistas e verificação da estrutura e da consistência interna. Participaram 333 adolescentes matriculados no ensino médio de escolas públicas e particulares do estado de São Paulo-Brasil. Foram observadas evidências de validade de conteúdo favoráveis, por meio da alta concordância entre juízes e expectativa teórica. A solução fatorial de três fatores apresentou maior coerência teórica, com os fatores Experiência Pessoal Direta, Aprendizagem Vicária e Persuasão Verbal, com alphas de Cronbach 0,88; 0,62 e 0,72, respectivamente. São discutidas possibilidades de uso e limitações da EAAOc.

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Publicado

2008-01-01

Edição

Seção

Pesquisas Empíricas

Como Citar

Nunes, M. F. O., & Noronha, A. P. P. (2008). Escala de auto-eficácia para atividades ocupacionais: construção e estudos exploratórios . Paidéia (Ribeirão Preto), 18(39), 111-124. https://doi.org/10.1590/S0103-863X2008000100011