A relação com o saber, com o aprender e com a escola: uma abordagem em termos de processos epistêmicos
DOI:
https://doi.org/10.1590/S0103-863X2002000300006Palabras clave:
processos epistemológicos, conhecimento, aprendizagem, escolaResumen
O artigo discute contribuições de Bernard Charlot e Jean-Yves Rochex acerca da relação com o saber, com o aprender e com a escola. Os conceitos constitutivos desse quadro teórico encontram-se embrionários; os autores esboçam uma clara distinção entre informação, conhecimento e defendem que os diversos objetos do aprender implicam em diferentes tipos de atividades do sujeito. O conceito de relação com o saber ocupa lugar central na discussão; a noção de relação é entendida como conjunto de significados e espaço de atividades do sujeito, inscritos num tempo. Mobilização, atividade e sentido emergem como noções centrais da relação com o saber e a problemática da mobilização na escola é trabalhada na perspectiva de distintas formas de relação com o saber e aprender. Estabelece-se uma hipótese de que parte importante das condições de possibilidade de sucesso e mobilização escolares, sobretudo em meios populares, é constituída exterior e anteriormente à experiência escolar; como a produção de significados que se atribui à escola e à escolarização produzida no contexto da história das famílias.Descargas
Los datos de descarga aún no están disponibles.
Descargas
Publicado
2002-01-01
Número
Sección
Theorectical/Methodological Section
Licencia
Para poner a disposición los contenidos, Paidéia adopta la Licencia Creative Commons, CC-BY. Esta licencia permite copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato, así como remezclar, transformar y construir a partir del material para cualquier propósito, incluso comercialmente, lo que da los debidos créditos de derechos de autor apropiados a la revista, ofrece un enlace a la licencia e indica se han realizado cambios.
Reproducción parcial de otras publicaciones
Las citas que exceden las 500 palabras, la reproducción de una o más figuras, tablas u otras ilustraciones deben contar con la autorización escrita del titular de los derechos de autor del trabajo original para la reproducción especificada en la revista
Cómo citar
Viana, M. J. B. (2002). A relação com o saber, com o aprender e com a escola: uma abordagem em termos de processos epistêmicos . Paidéia (Ribeirão Preto), 12(24), 175-183. https://doi.org/10.1590/S0103-863X2002000300006