Sociedade da Capacitacao e Politicas de Cognicao na Formacao de Professores

Autores

  • Rosimeri de Oliveira Dias Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Virginia Kastrup Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-43272355201312

Resumo

O objetivo deste estudo é discutir o problema da formação de professores no contexto do novo capitalismo e da cultura da sociedade da capacitação. Tal sociedade aparece nas mutações do capitalismo e traz consigo a noção de aptidão potencial portátil, estimulando que os trabalhadores se adaptem à aceleração e ao curto prazo da informação. A investigação distingue duas políticas de cognição na formação de professores: (in)formação e (trans)formação, que coexistem. A primeira é apoiada na informação e vincula conhecer à transmissão e processamento de representações simbólicas. A segunda é pautada na experiência e aponta a relação indissociável entre conhecimento e invenção. O estudo aponta que os processos de formação que a reduzem à capacitação e à informação, visando ao desenvolvimento de habilidades e competências, consideram a formação como aquisição de conhecimentos prontos para ser consumidos. Em outra direção, formação é um processo inventivo, que se orienta na problematização e na experiência de construção do conhecimento.

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Publicado

2013-05-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Dias, R. de O., & Kastrup, V. (2013). Sociedade da Capacitacao e Politicas de Cognicao na Formacao de Professores. Paidéia (Ribeirão Preto), 23(55), 243-251. https://doi.org/10.1590/1982-43272355201312