Funções Executivas em Crianças e Adolescentes com Transtorno do Espectro do Autismo

Autores

  • Fernanda Rasch Czermainski Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Rudimar dos Santos Riesgo Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Luciano Santos Pinto Guimarães Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Jerusa Fumagalli de Salles Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Cleonice Alves Bosa Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-43272457201411

Resumo

A literatura tem demonstrado uma forte relação entre disfunções executivas e Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), apesar de ainda não haver consenso sobre quais subprocessos do funcionamento executivo encontram-se prejudicados e/ou preservados nessa condição. Esse estudo teve por objetivo avaliar as funções executivas e a memória de trabalho em crianças/adolescentes com TEA (n = 11), comparadas a crianças/adolescentes com desenvolvimento típico (n = 19), equiparadas por idade, anos completos de estudo formal e QI não-verbal. Os testes usados foram: Matrizes Progressivas Coloridas de Raven, Teste Stroop, Teste de Trilhas, Figuras Complexas de Rey, Span de Dígitos, Span de Pseudopalavras, Memória de trabalho visuoespacial, Fluência verbal (ortográfica e semântica) e Go/no go. Os resultados demonstram prejuízos de funções executivas no grupo clínico, em especial na capacidade de planejamento, flexibilidade cognitiva, inibição, além do componente visuoespacial da memória de trabalho.

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Publicado

2014-04-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Czermainski, F. R., Riesgo, R. dos S., Guimarães, L. S. P., Salles, J. F. de, & Bosa, C. A. (2014). Funções Executivas em Crianças e Adolescentes com Transtorno do Espectro do Autismo . Paidéia (Ribeirão Preto), 24(57), 85-94. https://doi.org/10.1590/1982-43272457201411