Metodologia de ensino, estresse e estratégias de estudo e aprendizagem: interrelações em estudantes universitários

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-4327e3121

Palavras-chave:

Ensino superior, Métodos de ensino, Estudantes universitários, Stress, Hábitos de estudo

Resumo

O ensino superior pode ser oferecido por metodologia de ensino tradicional ou ativa, que podem influenciar de formas diferentes as estratégias de estudo e aprendizagem e o nível de estresse dos universitários. Este estudo teve por objetivo investigar as estratégias de estudo e aprendizagem e a prevalência de estresse entre estudantes de metodologia ativa e tradicional de ensino e verificar a influência do estresse no uso dessas estratégias. 210 estudantes de Fonoaudiologia de uma Universidade Federal brasileira, divididos em dois grupos, TMG (metodologia tradicional) e AMG (metodologia ativa), responderam o Learning And Study Strategies Inventory e o Inventário de Sintomas de Stress para Adultos de Lipp. A metodologia de ensino influenciou nas estratégias de estudo e aprendizagem, mas não no estresse. O estresse interferiu de forma diferente nas estratégias de estudo e aprendizagem a depender da metodologia de ensino.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Raphaela Barroso Guedes-Granzotti, Universidade Federal de Sergipe

    Professor of the Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão-SE, Brazil.

  • Carla Patrícia Hernandez Alves Ribeiro César, Universidade Federal de Sergipe

    Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão-SE, Brazil

  • Vanessa Veis Ribeiro, Universidade Federal de Sergipe

    Universidade Federal de Sergipe, Lagarto-SE, Brazil

  • Rodrigo Dornelas, Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro -RJ, Brazil

  • Patricia Pinatti Moreira, Universidade Federal de Sergipe

    Universidade Federal de Sergipe, Lagarto-SE, Brazil

  • Kelly da Silva, Universidade Federal de Sergipe

    Universidade Federal de Sergipe, Lagarto-SE, Brazil

Referências

Bartalo, L., & Guimarães, S. E. R. (2008). Estratégias de estudo e aprendizagem de alunos

universitários: Um estudo exploratório [Study and learning strategies for university students: An exploratory study]. Informação & Informação, 13(2), 1-14. doi:10.5433/1981- 8920.2008v13n2p1

Boruchovitch, E., Góes, N. M., Felicori, C. M., & Acee, T. W. (2019). Translation and adaptation of the learning and study strategies Inventory - lassi 3rd edition for use in Brazil: Methodological considerations. Educação em Análise, 4(1), 7-20. doi:10.5433/1984-7939.2019v4n1p7

Cardoso, J. B. F., & Santana, J. A. (2017). Brazilian universities’ brands in Instagram: The student’s discourse and identity. Teknokultura, 14(2), 241-259. doi:10.5209/TEKN.54861

Diesel, A., Baldez, A. L. S., & Martins, S. N. (2017). Os princípios das metodologias ativas de ensino: Uma abordagem teórica [Active teaching methodologies principles: A theoretical approach]. Revista Thema, 14(1), 268-288. doi:10.15536/thema.14.2017.268-288.404

Franzen, E., Bercht, M., & Dertzbacher, J. (2017). Problematização aplicada ao ensino e aprendizagem de algoritmos: Uma análise dos fatores associados a motivação dos estudantes [Problematization applied to teach and learn algorithms: An analysis of the factors associated with student motivation]. Renote - Revista Novas Tecnologias na Educação, 15(1), 1-10. doi:10.22456/1679-1916.75148

Graner, K. M., & Cerqueira, A. T. A. R. (2019). Revisão integrativa: Sofrimento psíquico em estudantes universitários e fatores associados [Integrative review: Psychological distress among university students and correlated factors]. Ciência & Saúde Coletiva, 24(4), 1327-1346. doi:10.1590/1413-81232018244.09692017

Guedes-Granzotti, R. B., Silva, K., Dornelas, R., Cesar, C. P. H. A. R., Pellicani, A. D., & Domenis, D. R. (2015). Problem-situation as a trigger of the teaching-learning process in active teaching methodologies. Revista CEFAC, 17(6), 2081-2087. doi:10.1590/1982-021620151768015

Jouhari, K., Haghani, F., & Changiz, T. (2016). Assessment of medical students’ learning and study strategies in self-regulated learning. Journal of Advances in Medical Education & Professionalism, 4(2), 72-79. Retrieved from https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4827759/pdf/jamp-4-72.pdf

Kam, S. X. L., Toledo, A. L. S., Pacheco, C. C., Souza, G. F. B., Santana, V. L. M., Bonfá-Araujo, B., & Custódio, C. R. S. N. (2019). Estresse em estudantes ao longo da graduação médica [Stress in undergraduate medical students]. Revista Brasileira de Educação Médica, 43(1 Suppl. 1), 246-253. doi:10.1590/1981-5271v43suplemento1-20180192

Karaman, M. A., & Watson, J. W. (2017). Examining associations among achievement motivation, locus of control, academic stress, and life satisfaction: A comparison of U.S. and international undergraduate students. Personality and Individual Differences, 111, 106-110. doi:10.1016/j.paid.2017.02.006

Khalil, M. K., Williams, S. E., & Hawkins, H. G. (2018). Learning and study strategies correlate with medical students’ performance in anatomical sciences. Anatomical Sciences Education, 11(3), 236-242. doi:10.1002/ase.1742

Lameu, J. N., Salazar, T. L., & Souza, W. F. (2016). Prevalência de sintomas de stress entre graduandos de uma universidade pública [Prevalence of stress symptoms among students of a public university]. Psicologia da Educação, (42), 13-22. doi:10.5935/2175-3520.20150021

Lima, R. L., Soares M. E. C., Prado, S. N., & Albuquerque, G. S. C. (2016). Estresse do estudante de medicina e rendimento acadêmico [Stress among medical students and academic performance]. Revista Brasileira de Educação Médica, 40(4), 678-684. doi:10.1590/1981-52712015v40n4e01532015

Lipp, M. E. N. (2005). Manual do inventário de sintomas de stress para adultos de Lipp (ISSL) [Lipp’s inventory of symptoms of stress for adults (ISSL) manual]. São Paulo, SP: Casa do Psicólogo.

Machado, A. C. T. A., & Boruchovitch, E. (2018). Promovendo a autorregulação da aprendizagem em sala de aula: Considerações sobre modelos de intervenção e a formação de professores [Promoting self-regulated learning in the classroom: Considerations on intervention models and teacher education]. Revista de Educação PUC-Campinas, 23(3), 337-348. doi:10.24220/2318-0870v23n3a4107

Mussi, F. C., Pires, C. G. S., Carneiro, L. S., Costa, A. L. S., Ribeiro, F. M. S. S., & Santos, A. F. (2019). Comparison of stress in freshman and senior nursing students. Revista da Escola de Enfermagem da USP, 53, e03431. doi:10.1590/S1980-220X2017023503431

Murakami, K., Panúncio-Pinto, M. P., Santos, J. L. F., & Troncon, L. E. A. (2019). Psychological stress in students from undergraduate courses in health professions: Contribution to promote mental health. Revista de Medicina, 98(2), 108-113. doi:10.11606/issn.1679-9836.v98i2p108-113

Oliveira, E. S., Silva, A. F. R., Silva, K. C. B., Moura, T. V. C., Araújo, A. L., & Silva, A. R. V. (2020). Stress and health risk behaviors among university students. Revista Brasileira de Enfermagem, 73(1), e20180035. doi:10.1590/0034-7167-2018-0035

Oliveira, J. T., & Bittencourt, Z. Z. L. C. (2015). Atividades extracurriculares e qualidade de vida de alunos de fonoaudiologia [Extra-curricular activities and quality of life of speech therapy’s students]. Serviço Social & Saúde, 13(1), 141-150. doi:10.20396/sss.v13i1.8634926

Padovani, R. C., Neufeld, C. B., Maltoni, J., Barbosa, L. N. F., Souza, W. F., Cavalcanti, H. A. F., & Lameu, J. N. (2014). Vulnerabilidade e bem-estar psicológicos do estudante universitário [Vulnerability and psychological well-being of college student]. Revista Brasileira de Terapias Cognitivas, 10(1), 2-10. doi:10.5935/1808-5687.20140002

Paiva, M. R. F., Parente, J. R. F., Brandão, I. R., & Queiroz, A. H. B. (2016). Metodologias ativas de ensino-aprendizagem: Revisão integrativa [Active teaching-learning methodologies: Integrative review]. SANARE: Revista de Políticas Públicas, 15(2), 145-153. Retrieved from https://sanare.emnuvens.com.br/sanare/article/view/1049

Quek, T. T., Tam, W. W., Tran, B. X., Zhang, M., Zhang, Z., Ho, C. S., & Ho, R. C. (2019). The global prevalence of anxiety among medical. International Journal of Environmental Research and Public Health, 16(15), 2735. doi:10.3390/ijerph16152735

Trigueros, R., Padilla, A., Aguilar-Parra, J. M., Lirola, M. J., García-Luengo, A. V., Rocamora-Pérez, P., & López-Liria, R. (2020). The influence of teachers on motivation and academic stress and their effect on the learning strategies of university students. International Journal of Environmental Research and Public Health, 17(23), 9089. doi:10.3390/ijerph17239089

Torres, L. M., & Brasil, V. S. (2009). Validação de um modelo de lealdade do estudante com base na qualidade do relacionamento [The validation of a student loyalty model based on relationship quality]. Revista de Administração FACES Journal, 8(3), 119-137. https://www.redalyc.org/pdf/1940/194016889009.pdf

Publicado

2021-12-31

Edição

Seção

Psicologia Escolar e Educacional

Como Citar

Guedes-Granzotti, R. B., César, C. P. H. A. R., Ribeiro, V. V., Dornelas, R., Moreira, P. P., & Silva, K. da. (2021). Metodologia de ensino, estresse e estratégias de estudo e aprendizagem: interrelações em estudantes universitários. Paidéia (Ribeirão Preto), 31, e3121. https://doi.org/10.1590/1982-4327e3121