Percepção dos estilos educativos parentais e ajustamento psicológico do adulto: comparação entre indivíduos com e sem perturbações depressivas

Autores

  • Anabela Fernandes Araújo Hospitais da Universidade de Coimbra

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0103-863X2002000300010

Palavras-chave:

Estilos educativos parentais, ajustamento psicológico

Resumo

O tema das possíveis relações entre as práticas educativas parentais, o desenvolvimento de traços de personalidade e a emergência de perturbações psicopatológicas tem sido alvo de grande interesse por parte de investigadores e clínicos; porém, muitos aspectos acerca das suas possíveis consequências ainda não são suficientemente conhecidos. Neste estudo comparam-se duas amostras - adultos com e sem diagnóstico de depressão - em termos de suas memórias das práticas educativas dos pais na infância e adolescência. Apesar de se tratar de um estudo exploratório, os resultados obtidos indicam uma relação significativa entre determinadas atitudes dos pais (sobreprotecção, rejeição e suporte emocional) e o posterior ajustamento ou perturbação emocional do adulto.

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Publicado

2002-01-01

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa

Como Citar

Araújo, A. F. (2002). Percepção dos estilos educativos parentais e ajustamento psicológico do adulto: comparação entre indivíduos com e sem perturbações depressivas . Paidéia (Ribeirão Preto), 12(24), 215-227. https://doi.org/10.1590/S0103-863X2002000300010