Ensino fundamental: papel do professor, motivação e estimulação no contexto escolar

Autores/as

  • Cynthia Bisinoto Evangelista de Oliveira Universidade de Brasília
  • Paola Biasoli Alves Universidade Católica de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0103-863X2005000200010

Palabras clave:

processo ensino-aprendizagem, motivação, interesse escolar, interação professor-aluno, formação de professores

Resumen

Este trabalho apresenta dados de professores do Ensino Fundamental, analisando o entendimento do papel do professor no processo de estimulação e manutenção do interesse dos alunos pela escola. O referencial teórico adotado compreende o desenvolvimento humano pela interação social mediada, utilizando como instrumento um roteiro de entrevista semi-estruturado aplicado a cinco professoras, abordando temas da formação, concepções sobre "bons e maus alunos" e definições sobre estimulação e motivação. Os resultados, analisados em uma perspectiva qualitativa-descritiva, mostram concepções de bom aluno, valorizando aspectos da cultura escolar e a participação ativa dos alunos. Há a satisfação pela profissão, contudo, queixas da má remuneração e desvalorização no magistério. Não há descrição objetiva para os conceitos de motivação e estimulação. Percebe-se a necessidade de instrumentalizar estes docentes para atuarem como mediadores no processo de ensino-aprendizagem, buscando coerência nas concepções dos professores e dos alunos, evitando desinteresses, processos de fracasso e evasão escolar.

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Publicado

2005-08-01

Número

Sección

Empirical Research

Cómo citar

Oliveira, C. B. E. de, & Alves, P. B. (2005). Ensino fundamental: papel do professor, motivação e estimulação no contexto escolar . Paidéia (Ribeirão Preto), 15(31), 227-238. https://doi.org/10.1590/S0103-863X2005000200010