Habilidades de leitura de pré-escolares deficientes auditivos: letramento emergente

Autores/as

  • Heloísa Helena Motta Bandini UNCISAL; Faculdade de Fonoaudiologia de Alagoas
  • Claudia Lessa de Azevedo Corrêa de Oliveira UNCISAL; Faculdade de Fonoaudiologia de Alagoas
  • Érika Costa de Souza UNCISAL; Faculdade de Fonoaudiologia de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0103-863X2006000100008

Palabras clave:

Surdez, Perda auditiva, Linguagem, Leitura

Resumen

O letramento emergente é um conjunto de comportamentos e conhecimentos sobre leitura e escrita que acontecem no período entre o nascimento e a fase onde a criança torna-se capaz de escrever e ler de maneira convencional. O presente estudo tem como objetivo verificar o desenvolvimento do letramento emergente por meio da escala de letramento emergente em crianças portadoras de deficiência auditiva de grau severo a profundo ou profundo usuárias de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais). O estudo foi dividido em duas avaliações com a aplicação da Escala de Letramento Emergente em momentos diferentes, ao longo de um ano. Fizeram parte desse estudo crianças entre 6.5 anos e 7.3 anos, deficientes auditivas com perda bilateral de grau severo a profundo ou profundo, usuárias de LIBRAS. Os resultados do estudo indicam que o desenvolvimento de habilidades dessa população é semelhante ao de crianças ouvintes.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Publicado

2006-04-01

Número

Sección

Empirical Research

Cómo citar

Bandini, H. H. M., Oliveira, C. L. de A. C. de, & Souza, Érika C. de. (2006). Habilidades de leitura de pré-escolares deficientes auditivos: letramento emergente . Paidéia (Ribeirão Preto), 16(33), 51-58. https://doi.org/10.1590/S0103-863X2006000100008