A assimetria na relação entre família e escola pública

Autores

  • Daniela de Figueiredo Ribeiro Uni-FACEF; Centro Universitário de Franca
  • Antonio dos Santos Andrade Universidade de São Paulo; FFCLRP

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0103-863X2006000300009

Palavras-chave:

Relação família-escola, Escola Pública, Etnografia

Resumo

A relação entre família e escola vem sendo incentivada pelas políticas públicas, apontada como fundamental para uma escolarização bem sucedida. O atual estudo buscou compreender esta relação, tal como vem sendo vivenciada por pais de uma escola pública. Os participantes da pesquisa foram os agentes escolares e 22 responsáveis por alunos de 3ª e 4ª séries do ensino fundamental. Inicialmente foi realizada observação participante na escola e, em seguida, entrevistas semi-estruturadas com os responsáveis pelos alunos, em suas residências, tendo sido abordados três tópicos: a escola, a professora e a escolaridade. Buscou-se ainda resgatar a história das famílias, verificando as diferentes posturas dos pais diante da escola. Os dados foram analisados por meio de uma análise de conteúdo tradicional. Observou-se uma assimetria na relação família-escola, que parece contribuir para a perpetuação da dinâmica de exclusão de parte das camadas populares da escola pública.

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Publicado

2006-12-01

Edição

Seção

Pesquisas Empíricas

Como Citar

Ribeiro, D. de F., & Andrade, A. dos S. (2006). A assimetria na relação entre família e escola pública . Paidéia (Ribeirão Preto), 16(35), 385-394. https://doi.org/10.1590/S0103-863X2006000300009