O Engajamento Paterno como Fator de Regulação da Agressividade em Pré-Escolares

Autores

  • Lauren Beltrao Gomes Universidade Federal de Santa Catarina; Programa de Pos-graduacao em Psicologia
  • Maria Aparecida Crepaldi Universidade Federal de Santa Catarina
  • Marc Bigras Universite du Quebec a Montreal; Departement de Psychologieda

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-43272354201304

Resumo

Este estudo teve por objetivo investigar o engajamento paterno como fator de regulação da agressividade em crianças de quatro a seis anos de idade. Cinquenta pais responderam a questionários sobre seu engajamento com os filhos e dados sociodemográficos e 26 educadoras responderam questionários acerca do desenvolvimento social das crianças. Foram realizadas análises descritivas e inferenciais. Constatou-se que os pais estão engajados com seus filhos e realizam com maior frequência atividades referentes a suporte emocional, disciplina e jogos físicos. O pai com maior jornada de trabalho é menos engajado e quanto mais ele se dedica aos cuidados básicos e às tarefas de casa, menos os filhos apresentam problemas de externalização. Políticas e programas de apoio ao envolvimento paterno são essenciais para a transformação e consolidação da responsabilidade masculina com relação aos filhos e para a prevenção da agressividade persistente.

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Publicado

2013-04-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Gomes, L. B., Crepaldi, M. A., & Bigras, M. (2013). O Engajamento Paterno como Fator de Regulação da Agressividade em Pré-Escolares. Paidéia (Ribeirão Preto), 23(54), 21-29. https://doi.org/10.1590/1982-43272354201304