Impacto das Piores Experiências Escolares em Estudantes: Um Estudo Retrospectivo Sobre Trauma

Autores

  • Paloma Pegolo de Albuquerque Universidade Federal de São Carlos
  • Lucia C. A. Williams Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-43272562201508

Resumo

ResumoA literatura indica a existência de danos para a saúde mental de estudantes em casos de violência no contexto escolar. O objetivo deste estudo retrospectivo foi avaliar o impacto psicológico da vitimização escolar em estudantes universitários e analisar a associação dos sintomas de TEPT com variáveis relacionadas à vitimização. No total, 691 estudantes universitários responderam à Escala sobre Experiências Traumáticas em Estudantes. Escores clinicamente significativos nas subescalas variaram de 4,7% (sintomas somáticos) a 20% (hipervigilância), sendo frequentes sintomas descritos na literatura resultantes de vitimização, como: depressão, desesperança, dificuldades cognitivas e rememoração do evento traumático. Adicionalmente, 7,8% apresentaram sintomas de TEPT após a sua pior experiência escolar. Foram encontradas associações entre os sintomas de TEPT e o incômodo sentido após a experiência, benefícios percebidos após o evento e duração do mesmo. Tais dados indicam o potencial nocivo das experiências de vitimização escolar, podendo contribuir para futuras pesquisas em tal área.

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Publicado

2015-12-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Albuquerque, P. P. de, & Williams, L. C. A. (2015). Impacto das Piores Experiências Escolares em Estudantes: Um Estudo Retrospectivo Sobre Trauma . Paidéia (Ribeirão Preto), 25(62), 343-352. https://doi.org/10.1590/1982-43272562201508