Estresse Parental e Suporte Social de Cuidadores de Crianças com Paralisia Cerebral

Autores

  • Mayara Barbosa Sindeaux Lima Universidade Federal do Pará
  • Vagner dos Santos Cardoso Universidade Federal do Pará
  • Simone Souza da Costa Silva Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-43272664201608

Resumo

O estresse e o suporte social são variáveis relevantes para se compreender o impacto da deficiência na relação de cuidado. Neste sentido, este estudo investigou a existência de associação entre o índice de estresse parental e indicadores de suporte social e variáveis sociodemográficas de cuidadores de crianças com paralisia cerebral em uma capital da Amazônia Oriental. Cem cuidadores responderam aos instrumentos: Inventário sociodemográfico, Sistema de Classificação da Função Motora Grossa, Índice de Estresse Parental e Medical Outcomes Study Social Support Survey. Para a análise dos dados, utilizou-se a estatística descritiva com técnicas de análises multivariadas. Verificou-se que a maioria dos participantes apresentou um alto estresse parental e a percepção de elevado suporte social. Aspectos específicos da percepção de suporte social e de indicadores sociodemográficos estiveram associados ao estresse. Este conhecimento favorece o planejamento de intervenções mais assertivas, pois delineia que aspectos parecem impactar mais efetivamente no estresse parental.

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Publicado

2016-08-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Lima, M. B. S., Cardoso, V. dos S., & Silva, S. S. da C. (2016). Estresse Parental e Suporte Social de Cuidadores de Crianças com Paralisia Cerebral . Paidéia (Ribeirão Preto), 26(64), 207-214. https://doi.org/10.1590/1982-43272664201608