Processamento Fonológico e Habilidades de Leitura e de Escrita na Alfabetização

Autores

  • Gabriela Guarnieri Mendes Universidade de São Paulo
  • Sylvia Domingos Barrera Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-43272768201707

Palavras-chave:

consciência fonológica, memória operacional, leitura, escrita

Resumo

Estudos sugerem a influência do processamento fonológico sobre a alfabetização, embora haja controvérsias sobre as habilidades cognitivas subjacentes a esse constructo. Este estudo investigou a contribuição da consciência fonológica, memória de trabalho fonológica, nomeação rápida e processamento visual no desempenho em leitura e escrita de uma amostra de 50 alunos do 3º Ano do Ensino Fundamental de uma escola pública. Os resultados indicaram que a consciência fonológica e a memória de trabalho fonológica são as habilidades que mais contribuem para o desempenho inicial em leitura e escrita. Quanto às habilidades de nomeação rápida, apenas a nomeação de letras apresentou correlação significativa com a leitura e escrita, não havendo correlação destas últimas com o processamento visual. A análise fatorial exploratória sugeriu o agrupamento das variáveis estudadas em três fatores, o primeiro formado pela memória de trabalho fonológica e consciência fonológica, o segundo, pela nomeação rápida e o terceiro, pelo processamento visual.

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Publicado

2017-12-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Mendes, G. G., & Barrera, S. D. (2017). Processamento Fonológico e Habilidades de Leitura e de Escrita na Alfabetização. Paidéia (Ribeirão Preto), 27(68), 298-305. https://doi.org/10.1590/1982-43272768201707