Desenvolvendo Autorregulação Psíquica em Crianças mediante Portfólios de Autoavaliação na Interação Escolar

Autores

  • Neyre Correia da Silva Centro Universitário Unidombosco
  • Helga Loos-Sant’Ana Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-432727s1201713

Palavras-chave:

autoavaliação, autorregulação, desenvolvimento infantil, ensino fundamental, identidade

Resumo

O estudo aborda a natureza dos processos de autorregulação (sua dinâmica e desenvolvimento) que subsidiam a autoavaliação da aprendizagem. Objetiva elucidar tais processos envolvidos na autoavaliação da aprendizagem por crianças, especialmente quando constroem portfólios no contexto escolar. Focaliza uma turma de vinte e nove alunos, entre sete e nove anos, e sua professora. O Nível Amplo de coleta de dados, destacado no presente trabalho, abrange a observação participante e a aplicação de Roteiros de Autoavaliação. As categorias de análise baseiam-se nas dimensões da Célula Psíquica (Self-Identidade-Resiliência-Alteridade) postuladas pelo Sistema Teórico da Afetividade Ampliada (STAA). Encontrou-se que as crianças evidenciam processos básicos e complexos de autorregulação psíquica e autoavaliação de sua aprendizagem, (des)envolvendo e fortalecendo suas referências identitárias, recursivas, resilientes e de regulação das interações. Defende-se que a autorregulação pode ser impulsionada por autoavaliações orientadas pelo uso de portfólios no contexto escolar.

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Publicado

2018-10-18

Edição

Seção

Investigación Cualitativa em Psicología

Como Citar

Silva, N. C. da, & Loos-Sant’Ana, H. (2018). Desenvolvendo Autorregulação Psíquica em Crianças mediante Portfólios de Autoavaliação na Interação Escolar. Paidéia (Ribeirão Preto), 27(Suppl. 1), 475-483. https://doi.org/10.1590/1982-432727s1201713