Paternidade no contexto das necessidades especiais: revisão sistemática da literatura

Autores

  • Camila Guedes Henn Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Maúcha Sifuentes Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0103-863X2012000100015

Palavras-chave:

Pai, Paternidade, Necessidades Educativas Especiais

Resumo

O papel do pai no desenvolvimento de crianças com necessidades especiais tem sido enfatizado em estudos teóricos. Contudo, não estão claras quais são as implicações dessas contribuições para a pesquisa na área. O objetivo do presente estudo foi realizar uma revisão de publicações nacionais e internacionais, dos últimos 15 anos, na área de paternidade e crianças com necessidades especiais, enfocando a análise dos principais temas investigados e dos métodos utilizados nesses estudos. Foi realizada uma busca na base de dados internacional PsycINFO e em duas bases de dados nacionais, Index Psi e Banco de Teses CAPES, gerando um total inicial de 415 publicações. A análise feita possibilitou um panorama da produção científica nesse campo. Foram comparados os perfis dos estudos nacionais e internacionais. Parece haver uma mudança na configuração das pesquisas nesta área, impulsionada por contribuições teóricas, embora se perceba que o pai não ocupa o papel central das investigações.

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Publicado

2012-04-01

Edição

Seção

Revisões

Como Citar

Henn, C. G., & Sifuentes, M. (2012). Paternidade no contexto das necessidades especiais: revisão sistemática da literatura. Paidéia (Ribeirão Preto), 22(51), 131-139. https://doi.org/10.1590/S0103-863X2012000100015