Leitura mediada com enfoque sociocognitivo: avaliação de uma pesquisa-intervenção

Autores

  • Marisa Cosenza Rodrigues Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Nathalie Nehmy Ribeiro Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Priscila Campos Cunha Universidade Estadual do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0103-863X2012000300011

Palavras-chave:

teoria da mente, cognição social, formação de professores, leitura

Resumo

Este estudo teve como objetivo avaliar a efetividade de um programa dirigido a diversificar a prática docente de contar histórias e a promoção indireta da compreensão infantil dos estados mentais e do processamento de informação social. Participaram 5 docentes e 57 alunos com média de 6 anos de idade de uma escola pública. As docentes foram capacitadas e pré e pós-avaliadas por questionários que investigaram concepções sociocognitivas e o impacto da capacitação sobre a prática de leitura mediada. Aspectos sociocognitivos e a atribuição dos termos mentais infantis foram avaliados mediante a análise da leitura de dois livros. Foi utilizado um diário de campo para documentar as observações semanais. Evidenciou-se aperfeiçoamento docente na seleção de livros e na exploração dos termos mentais nas narrativas e, quanto aos alunos, diferenças significativas quanto à linguagem mentalista e aprimoramento do processamento de informação social. Conclui-se pela viabilidade de se implementar a leitura mediada com enfoque sociocognitivo na escola.

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Publicado

2012-12-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Rodrigues, M. C., Ribeiro, N. N., & Cunha, P. C. (2012). Leitura mediada com enfoque sociocognitivo: avaliação de uma pesquisa-intervenção . Paidéia (Ribeirão Preto), 22(53), 393-402. https://doi.org/10.1590/S0103-863X2012000300011