Quando os dados contrariam as previsões estatísticas: os casos de êxito escolar nas camadas socialmente desfavorecidas

Autores

  • Nadir Zago

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0103-863X2000000100007

Palavras-chave:

fracasso escolar, sucesso escolar, famílias de meios populares, trajetórias escolares

Resumo

Como explicar as situações que apresentam claras evidências de êxito escolar quando a realidade social e cultural do aluno é desfavorável a sua escolarização? Sem pretender dar conta desta questão apresentamos, neste trabalho, alguns dados de pesquisas com famílias de meios populares que vivenciaram situações que demonstram adaptação escolar e maior tempo de permanência de seus filhos no sistema de ensino, se comparadas às estatísticas sobre a realidade educacional brasileira. Contrariando a visão genérica e patologizante de famílias dos meios populares, o trabalho mostra o erro em que incorremos quando nos apoiamos nos padrões das camadas médias para avaliar as práticas observadas nos meios socialmente desfavorecidos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2000-07-01

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa

Como Citar

Zago, N. (2000). Quando os dados contrariam as previsões estatísticas: os casos de êxito escolar nas camadas socialmente desfavorecidas . Paidéia (Ribeirão Preto), 10(18), 70-80. https://doi.org/10.1590/S0103-863X2000000100007