Avaliação de ambientes educacionais infantis

Autores

  • Mariana Almeida de Oliveira Universidade de São Paulo; FFCLRP
  • Rosângela de Assis Furtado Universidade de São Paulo; FFCLRP
  • Tatiana Noronha de Souza Universidade de São Paulo; FFCLRP
  • Mara Ignez Campos-de-Carvalho Universidade de São Paulo; FFCLRP

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0103-863X2003000200005

Palavras-chave:

avaliação de qualidade, educação infantil, creches, pré-escolas

Resumo

Dada a ausência de instrumentos brasileiros para avaliação de qualidade da educação infantil, desenvolvemos estudos com duas escalas norte-americanas (Early Childhood Environment Rating Scale-ECERS e Infant/Toddler Environment Rating Scale-ITERS), examinando sua precisão à realidade brasileira. Cada item (ECERS-37; ITERS-35) é pontuado de 1 a 7, conforme instruções específicas, observadas durante atividades do grupo. Foram avaliadas turmas de instituições filantrópicas, municipais, privadas e universitária, obtendo-se: (1) índice de acordo entre dois avaliadores independentes acima de 85%, indicando um nível satisfatório de precisão; (2) baixo nível de qualidade do atendimento nas redes filantrópica e municipal, nesta havendo melhor qualidade; (3) nível satisfatório de qualidade em pré-escolas privadas e alto nível na creche universitária. As escalas discriminaram os vários modelos de instituição, diferenciaram as turmas entre si e aspectos satisfatórios ou deficitários em cada turma, essencial para a proposição de mudanças, visando melhoria na qualidade do atendimento oferecido.

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Publicado

2003-06-01

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa

Como Citar

Oliveira, M. A. de, Furtado, R. de A., Souza, T. N. de, & Campos-de-Carvalho, M. I. (2003). Avaliação de ambientes educacionais infantis . Paidéia (Ribeirão Preto), 13(25), 41-58. https://doi.org/10.1590/S0103-863X2003000200005