Estudo comparativo das características do ambiente familiar de crianças com alto e baixo rendimento acadêmico

Autores

  • Patricia Leila dos Santos Universidade de São Paulo; FMRP
  • Sônia Santa Vitaliano Graminha Universidade de São Paulo; FFCLRP

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0103-863X2005000200009

Palavras-chave:

rendimento acadêmico, ambiente familiar, escolares, dificuldades de aprendizagem, fatores de risco

Resumo

O objetivo deste trabalho foi identificar diferentes aspectos do contexto familiar, desde nível sócio-econômico (NSE) até as expectativas com relação ao futuro das crianças, que possam influenciar o rendimento acadêmico das mesmas. Para isto, a amostra foi composta por dois grupos com 20 crianças cada: um grupo com baixo rendimento acadêmico (BRA) e outro com alto rendimento (ARA). Utilizou-se um formulário para investigar o NSE, escolaridade dos pais e estrutura familiar e um roteiro de entrevista para investigar a história de desenvolvimento da criança. Os resultados mostram que, de modo geral, o ambiente familiar das crianças do grupo BRA tende a apresentar um número maior de adversidades desde a concepção dessas crianças e essas famílias apresentam NSE e escolaridade mais baixos. Em contrapartida, as famílias do grupo ARA oferecem mais materiais e estímulos para o desenvolvimento das crianças e as mães participam mais das reuniões escolares.

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Publicado

2005-08-01

Edição

Seção

Pesquisas Empíricas

Como Citar

Santos, P. L. dos, & Graminha, S. S. V. (2005). Estudo comparativo das características do ambiente familiar de crianças com alto e baixo rendimento acadêmico . Paidéia (Ribeirão Preto), 15(31), 217-226. https://doi.org/10.1590/S0103-863X2005000200009