Representações sobre a docência em educação física: modificações a partir de um programa de formação

Autores

  • Marcos Garcia Neira Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0103-863X2006000100013

Palavras-chave:

Representações, Formação Contínua, Educação Física escolar

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que pretendeu verificar a ocorrência de modificações nas representações sobre os saberes para a docência em Educação Física de um grupo de professores polivalentes que freqüentaram um curso de formação contínua. Partiu-se do pressuposto que a atuação frente às situações do cotidiano dá-se em função das representações sobre o objeto ao qual se destinam as ações do sujeito. Os dados, obtidos mediante o Método Clínico de Piaget, foram confrontados com a construção teórica sobre a concepção construtivista da aprendizagem e as tendências pedagógicas da Educação Física escolar. Como descobertas relevantes destacam-se as seguintes modificações: as representações dos docentes modificaram-se de uma visão dualista (corpo/mente) para uma perspectiva tecnicista (o corpo como ferramenta) e, aquelas que, inicialmente, encontravam-se neste nível, reorganizaram-se em uma visão sociocultural (o corpo cidadão). As transformações identificadas acompanharam a trajetória histórica da Educação Física no Brasil.

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Publicado

2006-04-01

Edição

Seção

Pesquisas Empíricas

Como Citar

Neira, M. G. (2006). Representações sobre a docência em educação física: modificações a partir de um programa de formação . Paidéia (Ribeirão Preto), 16(33), 101-110. https://doi.org/10.1590/S0103-863X2006000100013