Comunicação e participação pais-filhos: correlação com habilidades sociais e problemas de comportamento dos filhos

Autores

  • Fabiana Cia Universidade Federal de São Carlos
  • Renata Christian de Oliveira Pamplin Universidade Federal de São Carlos
  • Zilda Aparecida Pereira Del Prette Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0103-863X2006000300010

Palavras-chave:

Habilidades Sociais, Envolvimento Parental Positivo, Desenvolvimento Socioemocional

Resumo

Este estudo teve por objetivos comparar indicadores de envolvimento de pais com filhos e esse envolvimento com o repertório de habilidades sociais e de problemas de comportamento das crianças. Participaram 110 crianças, da 4ª série do Ensino Fundamental, utilizando-se o Questionário Qualidade da Interação Familiar na Visão dos Filhos (QIFVF), para avaliar a percepção dos filhos sobre a comunicação dos pais e participação destes em suas vidas, o Sistema Multimídia de Habilidades Sociais para Crianças (SMHSC-Del-Prette), para avaliar habilidades sociais e indicadores de problemas de comportamento. Foram efetuadas análises estatísticas. As mães apresentaram, conforme a avaliação dos filhos, melhores indicadores de comunicação e participação que os pais; estes indicadores estiveram correlacionados positivamente com os escores de habilidades sociais e negativamente com os de comportamentos externalizantes das crianças. Tais resultados sugerem a importância do envolvimento positivo dos pais sobre o desenvolvimento socioemocional dos filhos e a necessidade de programas nessa área.

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Publicado

2006-12-01

Edição

Seção

Pesquisas Empíricas

Como Citar

Cia, F., Pamplin, R. C. de O., & Del Prette, Z. A. P. (2006). Comunicação e participação pais-filhos: correlação com habilidades sociais e problemas de comportamento dos filhos . Paidéia (Ribeirão Preto), 16(35), 395-406. https://doi.org/10.1590/S0103-863X2006000300010