Continuidade dos estilos parentais através das gerações: transmissão intergeracional de estilos parentais

Autores

  • Lidia Natalia Dobrianskyj Weber Universidade Federal do Paraná
  • Gabrielle Ana Selig Universidade Federal do Paraná
  • Marcela Galvão Bernardi Universidade Federal do Paraná
  • Ana Paula Viezzer Salvador Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0103-863X2006000300011

Palavras-chave:

Intergeracionalidade, Estilos Parentais, Práticas Educativas

Resumo

Práticas educativas parentais têm sido investigadas há várias décadas e são consideradas como importantes preditores para o desenvolvimento infantil e vêm servindo de modelo para os pais interagirem com a sua prole. Esta pesquisa teve como objetivo investigar a transmissão intergeracional dos estilos parentais. Foram entrevistadas 21 mulheres, de sete famílias distintas, respeitando a linearidade trigeracional, utilizando-se a Entrevista de Apego Adulto, desenvolvida por George, Kaplan e Main e as Escalas de Qualidade de Interação Familiar - EQIF de Weber e colaboradores. Para análise dos dados utilizou-se o teste não-paramétrico de Mann-Whitney U. Os resultados mostram que em 91,7% dos casos ficou demonstrada a transmissão intergeracional. Da primeira para a terceira geração os dados revelaram pais sensivelmente mais autoritários do que as mães e estas mais submissas. Esses resultados levam à conclusão de que é necessária a divulgação de práticas educativas parentais adequadas como estratégias de prevenção.

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Publicado

2006-12-01

Edição

Seção

Pesquisas Empíricas

Como Citar

Weber, L. N. D., Selig, G. A., Bernardi, M. G., & Salvador, A. P. V. (2006). Continuidade dos estilos parentais através das gerações: transmissão intergeracional de estilos parentais . Paidéia (Ribeirão Preto), 16(35), 407-414. https://doi.org/10.1590/S0103-863X2006000300011