Unsicherheit do século XXI: o ensino e aprendizagem da leitura e da escrita em língua portuguesa em São Paulo

Autores

  • Nilce da Silva Universidade de São Paulo
  • Patrícia Claudia da Costa Fridman Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0103-863X2007000100006

Palavras-chave:

Aprendizagem, Criatividade, Língua portuguesa, Segurança

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir os processos de ensino e aprendizagem da leitura e escrita em língua portuguesa, atualmente, em São Paulo. Ele se ancora nos conceitos de D. Winnicott, descrevendo, com base nos postulados de Bauman, a sociedade em que se vive - suas regras, princípios e valores da "modernidade líquida", objeto destas reflexões - que interferem no resultado das relações pedagógicas, promovendo o aumento da atenção para questões advindas destas dificuldades; defende-se a "criatividade" aliada à "confiança" como condições mínimas para estabelecimento de clima afetivo e social adequado ao ensino e aprendizado da língua portuguesa, construindo caminhos para a Pedagogia deste novo milênio.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2007-04-01

Edição

Seção

Pesquisas Teóricas

Como Citar

Silva, N. da, & Fridman, P. C. da C. (2007). Unsicherheit do século XXI: o ensino e aprendizagem da leitura e da escrita em língua portuguesa em São Paulo . Paidéia (Ribeirão Preto), 17(36), 57-68. https://doi.org/10.1590/S0103-863X2007000100006