Atuação de professores do ensino itinerante face à inclusão de crianças com baixa visão na educação infantil

Autores

  • Maria Júlia Canazza Dall'Acqua Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0103-863X2007000100011

Palavras-chave:

Educação especial, Formação continuada, Deficiência visual, Inclusão, Educação infantil

Resumo

No momento em que se discute a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais em escolas regulares, faz-se necessário desenvolver trabalhos de pesquisa que se dediquem a analisar as implicações da formação continuada de professores. Neste sentido, estabeleceu-se o objetivo de investigar aspectos relativos às necessidades de duas professoras itinerantes, participantes de um programa de formação. Tal programa, voltado para o acompanhamento de alunos com baixa visão, pretendeu oferecer a essas professoras, sem conhecimentos específicos em deficiência visual, elementos dessa formação, e analisar a natureza das implicações evidenciadas ao longo do processo, do qual foi possível depreender que o desenvolvimento das funções visuais constitui-se em valioso referencial teórico, bem como o fato de estar regularmente na escola, conversar com as professoras, discutir como proceder, avaliar retroativamente os exercícios e ajudar a planejar estratégias com base nas análises feitas foram as principais vantagens de atuar de forma colaborativa.

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Publicado

2007-04-01

Edição

Seção

Pesquisas Empíricas

Como Citar

Dall'Acqua, M. J. C. (2007). Atuação de professores do ensino itinerante face à inclusão de crianças com baixa visão na educação infantil . Paidéia (Ribeirão Preto), 17(36), 115-122. https://doi.org/10.1590/S0103-863X2007000100011