A "mercadoria" informação: um estudo sobre comerciais de TV e rádio

Autores

  • Pedrinho Arcides Guareschi Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Lisie Polita Romanzini Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Lúcia Biavaschi Grassi Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0103-863X2008000300012

Palavras-chave:

Psicologia Social, Ideologia, Ética, Meios de comunicação, Publicidade

Resumo

O artigo discute a comunicação como publicidade a partir de um enfoque psicossocial e ético. Na dimensão psicossociológica dá-se ênfase à análise da ideologia. Estabelece-se a distinção entre propaganda e publicidade, sendo que na última detém-se na análise crítica de três tipos de comerciais: informacional, testemunhal e merchandising. Exemplos desses três tipos de comerciais são selecionados de diferentes emissoras de TV e rádio, discutidos e interpretados sob os aspectos ideológico e ético. São identificados e analisados diversos mecanismos psicológicos presentes nas informações empíricas coletadas e os aspectos ideológicos nelas contidas. O estudo pretende ser uma contribuição da Psicologia ao campo da educação, principalmente no que se refere à leitura crítica da mídia.

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Publicado

2008-12-01

Edição

Seção

Pesquisas Empíricas

Como Citar

Guareschi, P. A., Romanzini, L. P., & Grassi, L. B. (2008). A "mercadoria" informação: um estudo sobre comerciais de TV e rádio . Paidéia (Ribeirão Preto), 18(41), 567-580. https://doi.org/10.1590/S0103-863X2008000300012