A influência socieconômica e cultural no brincar de pré-escolares

Autores

  • Luzia Iara Pfeifer Universidade de São Paulo
  • Patrícia Gonçalves Rombe Universidade de São Paulo
  • Jair Licio Ferreira Santos Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0103-863X2009000200013

Palavras-chave:

recreação, desenvolvimento, crianças em idade pré-escolar, nível socioeconômico

Resumo

Considerando que o contexto econômico influencia o brincar de crianças, este trabalho teve por objetivo analisar as diferenças entre os brinquedos utilizados por crianças de duas diferentes classes socioeconômicas. Os dados foram coletados junto a 50 mães de crianças com idade entre três e seis anos, metade pertencentes à classe econômica A2 (Grupo 2), e a outra metade pertencente à classe econômica D (Grupo 1), segundo o Critério Brasil. Os resultados apontam para a existência de diferenças significativas quanto ao uso do computador (p=0,000), jogos de tabuleiro (p=0,023), jogos de armar (p=0,042) e jogo de botão (p=0,012), mais presentes no Grupo 2, e quanto ao uso de brinquedos de corda (p=0,005), brinquedos de sucata (p=0,000) e pular corda (p=0,021), mais presentes no Grupo 1. Os resultados sugerem certa influência socioeconômica no brincar de crianças pré-escolares.

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Publicado

2009-08-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Pfeifer, L. I., Rombe, P. G., & Santos, J. L. F. (2009). A influência socieconômica e cultural no brincar de pré-escolares . Paidéia (Ribeirão Preto), 19(43), 249-255. https://doi.org/10.1590/S0103-863X2009000200013