Atividade de desenho como mediadora de interações sociais entre crianças

Autores

  • Talita Pereira Dias Universidade Federal de São Carlos
  • Nancy Vinagre Fonseca de Almeida Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0103-863X2009000300005

Palavras-chave:

interação social, desenho, desenvolvimento infantil

Resumo

O presente trabalho objetivou analisar a ocorrência de tipos de interações sociais que emergem entre crianças de diferentes idades, durante quatro situações de desenho (com giz de cera ou com guache; individualmente ou em conjunto). Participaram 28 crianças, de uma creche da cidade de São Carlos-SP, entre dois e cinco anos de ambos os sexos, divididas em quatro grupos etários. Foram transcritas quatro horas de videogravações. As interações identificadas foram classificadas a partir de um sistema de categorias. Os principais resultados indicaram: ocorrência de 728 interações, com maior frequência em crianças de quatro anos e menor com as de dois anos; na condição guache/juntos, ocorreu maior porcentagem de interações para a maioria dos grupos; na condição giz de cera/individual, houve menor porcentagem; categorias interativas com maior destaque foram Descrição e Imitação e com menor, Enredo. O estudo evidenciou que a atividade de desenho promove diversidade de interações sociais entre crianças.

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Publicado

2009-12-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Dias, T. P., & Almeida, N. V. F. de. (2009). Atividade de desenho como mediadora de interações sociais entre crianças . Paidéia (Ribeirão Preto), 19(44), 313-322. https://doi.org/10.1590/S0103-863X2009000300005