Habilidades cognitivo-linguísticas e segmentação lexical em Braille

Autores

  • Clarissa de Arruda Nicolaiewsky Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Jane Correa Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0103-863X2009000300008

Palavras-chave:

processos cognitivos, linguagem escrita, deficiente visual, desenvolvimento cognitivo

Resumo

O presente estudo examinou a relação entre habilidades cognitivas e linguísticas e segmentação lexical na produção textual em braille de 21 alunos dos três primeiros anos do ensino fundamental de instituição especializada em deficiência visual. A habilidade de demarcar os limites das palavras no texto é desenvolvida ao longo do processo de aquisição da língua escrita, sendo fundamental para a compreensão textual. Foi investigada a ocorrência de hipossegmentações (junção de duas ou mais palavras) e hipersegmentações (espaço indevido inserido em uma palavra) na produção escrita de histórias. Houve predominância de hipossegmentações. Os participantes que apresentaram maior número de hipossegmentações em sua escrita obtiveram desempenho mais baixo nas tarefas referentes à habilidade verbal, memória de trabalho, consciência morfológica e leitura. Em oposição, aqueles que realizaram menos transgressões obtiveram melhor desempenho nessas tarefas. A elaboração de práticas pedagógicas que enfoquem habilidades cognitivas e linguísticas facilitaria a aquisição da língua escrita em braille.

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Publicado

2009-12-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Nicolaiewsky, C. de A., & Correa, J. (2009). Habilidades cognitivo-linguísticas e segmentação lexical em Braille . Paidéia (Ribeirão Preto), 19(44), 341-348. https://doi.org/10.1590/S0103-863X2009000300008