Criatividade no Ensino Médio segundo seus estudantes
DOI:
https://doi.org/10.1590/S0103-863X2010000300005Palavras-chave:
criatividade, educação secundária, professoresResumo
O estudo examinou a percepção de alunos do ensino médio quanto ao nível de sua criatividade, de seus professores e colegas, bem como a extensão em que práticas docentes utilizadas por seus professores contemplavam a criatividade. Participaram do estudo 217 alunos de uma escola particular de ensino, os quais responderam uma escala de avaliação do nível de criatividade, uma questão aberta e um inventário de práticas docentes. Os resultados revelaram que os alunos avaliaram-se como significativamente mais criativos do que seus professores e colegas, tendo ainda aproximadamente metade dos estudantes concordado total ou parcialmente que seus professores têm contemplado o desenvolvimento e a expressão do potencial criativo. Constatou-se também que os procedimentos pedagógicos com maiores médias foram estimular os alunos a analisar diferentes aspectos de um problema e levá-los a perceber pontos de vista divergentes sobre um tema em estudo.Downloads
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