Criatividade no Ensino Médio segundo seus estudantes

Autores

  • Janaina Maria Oliveira Almeida Instituto de Ensino Superior Cenecista
  • Eunice Maria Lima Soriano de Alencar Universidade Católica de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0103-863X2010000300005

Palavras-chave:

criatividade, educação secundária, professores

Resumo

O estudo examinou a percepção de alunos do ensino médio quanto ao nível de sua criatividade, de seus professores e colegas, bem como a extensão em que práticas docentes utilizadas por seus professores contemplavam a criatividade. Participaram do estudo 217 alunos de uma escola particular de ensino, os quais responderam uma escala de avaliação do nível de criatividade, uma questão aberta e um inventário de práticas docentes. Os resultados revelaram que os alunos avaliaram-se como significativamente mais criativos do que seus professores e colegas, tendo ainda aproximadamente metade dos estudantes concordado total ou parcialmente que seus professores têm contemplado o desenvolvimento e a expressão do potencial criativo. Constatou-se também que os procedimentos pedagógicos com maiores médias foram estimular os alunos a analisar diferentes aspectos de um problema e levá-los a perceber pontos de vista divergentes sobre um tema em estudo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2010-12-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Almeida, J. M. O., & Alencar, E. M. L. S. de. (2010). Criatividade no Ensino Médio segundo seus estudantes . Paidéia (Ribeirão Preto), 20(47), 325-334. https://doi.org/10.1590/S0103-863X2010000300005