Formação do pesquisador: resultados de cursos de pós-graduação em educação

Autores

  • Maria Benedita Lima Pardo Universidade Federal de Sergipe
  • Neucideia Aparecida Silva Colnago Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0103-863X2011000200011

Palavras-chave:

pesquisa científica, pós-graduação, aprendizagem

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi analisar como alunos de dois cursos de mestrado na área de Educação avaliam sua formação em pesquisa na graduação e na pós-graduação (cursos A e B). Foram aplicados questionários a 28 alunos de mestrado do segundo ano de ambos os cursos. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo. Os resultados indicaram que os alunos do curso B se adequaram melhor ao perfil esperado pelas agências de fomento, assim como sua condição de trabalho no mestrado. Além disso, um maior número deles havia realizado iniciação científica. Em relação à avaliação das etapas de aprendizagem de pesquisa os alunos de ambas as universidades optaram, com maior frequência, pelas categorias: Bom, Muito bom e Excelente. Em relação às etapas de execução da pesquisa sobressaiu o grande número de respostas "não trabalhou" pelos alunos do curso A. Tais resultados podem ser utilizados para aperfeiçoamento do processo de formação do pesquisador.

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Publicado

2011-08-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Pardo, M. B. L., & Colnago, N. A. S. (2011). Formação do pesquisador: resultados de cursos de pós-graduação em educação . Paidéia (Ribeirão Preto), 21(49), 237-246. https://doi.org/10.1590/S0103-863X2011000200011