Desenvolvimento de capacidades e gestualidade espontânea

Autores

  • Andrea de Arruda Botelho-Borges Universidade de São Paulo
  • Tânia Maria José Aiello-Vaisberg Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0103-863X2011000200013

Palavras-chave:

enquadres diferenciados, clínica psicanalítica, escrita criativa, criatividade, espaço de criação (Winnicott)

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar e discutir, em uma interlocução com o pensamento winnicottiano, a potencialidade mutativa de uma modalidade de prática psicológica denominada Enquadre Clínico para Desenvolvimento de Capacidades; propõe, ainda, uma elaboração conceitual que distingue capacidades integradas e competências dissociadas. À luz de tal distinção, essa alternativa clínica pode ser compreendida como constituição de um ambiente facilitador que favorece tanto o desenvolvimento de capacidades incipientes como a integração de competências dissociadas, que passam a ser vividas transicionalmente como experiências criativas. Esse enquadre vem sendo utilizado produtivamente na forma de uma oficina voltada ao desenvolvimento da capacidade de escrever.

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Publicado

2011-08-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Botelho-Borges, A. de A., & Aiello-Vaisberg, T. M. J. (2011). Desenvolvimento de capacidades e gestualidade espontânea . Paidéia (Ribeirão Preto), 21(49), 257-262. https://doi.org/10.1590/S0103-863X2011000200013