Escola e desenvolvimento psicossocial segundo percepções de jovens com TDAH

Autores

  • Édison de Britto Rangel Júnior Universidade Federal do Paraná; Departamento de Teoria e Fundamentos da Educação
  • Helga Loos Universidade Federal do Paraná; Departamento de Teoria e Fundamentos da Educação

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0103-863X2011000300010

Palavras-chave:

transtorno da falta de atenção com hiperatividade, escolas, psicogênese, identidade

Resumo

Pessoas com TDAH parecem ter funcionamento neurológico peculiar. Sua hiperatividade cerebral, acompanhada eventualmente de hiperatividade física, causa instabilidade na capacidade atencional, gerando dificuldades no ajustamento à sistemática escolar tradicional. Entretanto, mostram-se sensíveis e criativas, até geniais. Este estudo objetivou investigar as percepções de adolescentes e jovens adultos com diagnóstico de TDAH acerca do papel da escola em seu desenvolvimento psicossocial, principalmente quanto aos aspectos identitários. Foram entrevistados 21 alunos e ex-alunos, tendo sido os dados gravados em vídeo e analisados qualitativamente. Destaca-se o número de reprovações, expulsões e transferências compulsórias entre os participantes, como evidencia a literatura, bem como problemas de aprendizagem e de comportamento. Desempenho acadêmico insatisfatório e rotulações pejorativas contribuíram para uma percepção diminuída de suas capacidades, tendo construído crenças predominantemente negativas sobre si mesmos. Os relatos denunciam a precariedade da escola no trato com esses alunos e na busca de alternativas que desenvolvam suas potencialidades, facilitando sua adaptação ao ambiente escolar

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2011-12-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Rangel Júnior, Édison de B., & Loos, H. (2011). Escola e desenvolvimento psicossocial segundo percepções de jovens com TDAH . Paidéia (Ribeirão Preto), 21(50), 373-382. https://doi.org/10.1590/S0103-863X2011000300010