Experiências de Estágio: Contribuições para a Transição Universidade-Trabalho

Autores

  • Claudia Sampaio Correa da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Marco Antonio Pereira Teixeira Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-43272354201312

Resumo

As experiências de formação no ensino superior são fundamentais para o desenvolvimento profissional. Este estudo teve por objetivo compreender de que forma as experiências de estágio contribuem para o desenvolvimento da adaptabilidade de carreira e para a transição entre os papéis de estudante a profissional em formandos universitários. Participaram seis formandos de um curso de Engenharia Civil, com idades entre 22 e 29 anos. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas individuais, posteriormente analisadas quanto ao conteúdo. Os resultados revelaram que as experiências de estágio influenciam o desenvolvimento da adaptabilidade de carreira, especialmente nas dimensões de curiosidade e confiança. Além disso, várias características dos estágios mencionadas pelos entrevistados mostraram-se relacionadas ao desenvolvimento de carreira, revelando sua importância para o processo de transição do papel de estudante para o de profissional. O artigo conclui com implicações para a prática e a pesquisa.

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Publicado

2013-04-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Silva, C. S. C. da, & Teixeira, M. A. P. (2013). Experiências de Estágio: Contribuições para a Transição Universidade-Trabalho. Paidéia (Ribeirão Preto), 23(54), 103-112. https://doi.org/10.1590/1982-43272354201312