Nomeacao de Estimulos Novos a Partir da Selecao por Exclusao

Autores

  • Aline Roberta Aceituno da Costa Universidade de Sao Paulo
  • Priscila Crespilho Grisante Universidade de Sao Paulo
  • Camila Domeniconi Universidade Federal de Sao Carlos
  • Julio Cesar Coelho de Rose Universidade Federal de Sao Carlos
  • Deisy das Gracas de Souza Universidade Federal de Sao Carlos

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-43272355201309

Resumo

O responder por exclusão em tarefas de escolha de acordo com o modelo é um dos padrões mais robustos do comportamento humano. Contudo, uma única resposta por exclusão não assegura a aprendizagem da relação arbitrária entre dois estímulos. O presente estudo teve por objetivo investigar a quantidade de exposição necessária até que oito pré-escolares nomeassem duas figuras novas emparelhadas, por exclusão, a palavras novas. Após o estabelecimento de uma linha de base de emparelhamentos entre figuras e palavras ditadas, duas palavras novas eram introduzidas em sondas de exclusão. Em cada sonda, uma palavra nova era ditada e uma figura nova era apresentada entre outras figuras definidas experimentalmente. Sondas em tarefas de emparelhamento e de nomeação das figuras mostraram aprendizagem das relações condicionais e emergência da nomeação depois de três a 10 tentativas de exclusão. A nomeação correta tendeu a ocorrer de forma mais regular quando a fase de ensino estabeleceu controle de estímulos por seleção.

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Publicado

2013-05-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Costa, A. R. A. da, Grisante, P. C., Domeniconi, C., Rose, J. C. C. de, & Souza, D. das G. de. (2013). Nomeacao de Estimulos Novos a Partir da Selecao por Exclusao. Paidéia (Ribeirão Preto), 23(55), 217-224. https://doi.org/10.1590/1982-43272355201309