Estrategias de Aprendizagem e de Regulacao Emocional de Estudantes de Pedagogia

Autores

  • Denise Bortoletto Universidade Estadual de Campinas
  • Evely Boruchovitch Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-43272355201311

Resumo

Este estudo objetivou investigar relações entre as estratégias de aprendizagem e de regulação emocional de 298 alunos do 1º ao 4º anos, de ambos os sexos e idade entre 18 e 54 anos dos cursos de Pedagogia de uma universidade pública e uma particular de uma cidade no interior do Estado de Minas Gerais. Buscou-se também analisar a contribuição conjunta da regulação emocional, da idade e do ano de curso nos escores das estratégias de aprendizagem. Os dados foram coletados por meio de duas escalas para univesitários do tipo Likert: uma de estratégias de aprendizagem e outra de regulação emocional. Resultados evidenciaram uma correlação positiva, moderada e significativa entre as estratégias de aprendizagem e as de regulação emocional dos participantes. A regulação emocional, a faixa etária e o ano de curso mostraram-se conjuntamente associadas aos escores das estratégias de aprendizagem. Os dados obtidos são discutidos em termos de suas implicações psicoeducacionais.

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Publicado

2013-05-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Bortoletto, D., & Boruchovitch, E. (2013). Estrategias de Aprendizagem e de Regulacao Emocional de Estudantes de Pedagogia. Paidéia (Ribeirão Preto), 23(55), 235-242. https://doi.org/10.1590/1982-43272355201311